Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Literatura Comparada tem como missão publicar artigos, resenhas, entrevistas, depoimentos e outros documentos que enfoquem a Literatura Comparada, em português, galego, inglês, francês, alemão e espanhol, tanto a partir de uma perspectiva nacional quanto de quadros de referência para além do nacional que discutam os laços cosmopolitas de diversas tradições literárias.

 

Políticas de Seção

EXPERIÊNCIAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ENTREVISTA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS

Aceita originais sob forma de artigos inéditos de interesse para estudos de Literatura Comparada, em língua portuguesa e outras linguas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RESENHAS

Aceita originais sob forma de resenhas de livros recentes de interesse para Estudos de Literatura Comparada em língua portuguesa e outras línguas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOCUMENTOS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DEPOIMENTO

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

TRADUÇÕES

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

As propostas recebidas são encaminhadas prioritariamente a dois pareceristas da Comissão Editorial, especialistas na área ou tema das propostas, de modo a manter e a garantir a isenção de julgamento, este sempre pautado no mérito acadêmico. Em caso de divergência na avaliação, o texto é encaminhado a um terceiro avaliador, responsável pelo resultado final.

Na avaliação de artigos e resenhas, são considerados os seguintes quesitos: adequação ao tema da revista; originalidade da reflexão; relevância para a área de estudo; atualização bibliográfica; objetividade e clareza de expressão e utilização de linguagem técnico-científica.

As propostas são aceitas na íntegra ou aprovadas parcilmente, neste caso, com retorno ao(s) autor(es) para pequenos ajustes, ou ainda recusadas na íntegra.

 

Periodicidade

A Revista tem periodicidade quadrimestral, com previsão para publicação em abril, agosto e dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Declaração de Ética da Publicação

A Revista Brasileira de Literatura Comparada prima pelas práticas de respeito à conduta ética, seguindo as recomendações do Comitê de Ética em Publicações (Committee on Publication Ethics - COPE, disponíveis em https://publicationethics.org/core-practices)

Da responsabilidade dos autores

Ao submeterem artigos à revista, os autores declaram automaticamente que os conteúdos dos artigos são originais e inéditos. Declaram, ainda, que o artigo não foi publicado, completo ou incompleto, em outro periódico, ainda que em outra língua, nem foi submetido a outro periódico simultaneamente. Além disso, comprometem-se também a informar à revista quando detectarem algum erro ou imprecisão em seu trabalho (publicado, em avaliação ou em editoração) e a colaborar com os editores para que seja feita a devida retratação ou correção do artigo.

Os autores são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, assim como pelos direitos autorais de imagens e elementos textuais ou complementares ao seu artigo.

Caso o artigo tenha sido escrito com base em pesquisa que apresenta reais riscos para os participantes, é obrigatória a apresentação de parecer do Comitê de Ética da instituição do pesquisador.

Da responsabilidade dos editores e avaliadores

Os editores investirão esforços na prevenção de más-práticas e comportamentos antiéticos na publicação de artigos, não tolerando qualquer tipo de plágio.

Os editores e pareceristas comprometem-se a avaliar os trabalhos submetidos à revista de forma objetiva e por seu conteúdo intelectual, sem discriminação de raça, gênero, orientação sexual, religião, origem geográfica ou pensamento político. Comprometem-se também a tratar de forma confidencial as colaborações dos autores enquanto estiverem sob avaliação e caso o trabalho seja recusado. Os trabalhos serão objeto de avaliação ou discussão com terceiros unicamente por autorização dos editores da revista.

Todos os conteúdos da revista são submetidos à avaliação pelo método de pares duplo-cego.

Os pareceres devem ser o mais objetivos possível e suficientemente embasados para que permitam o aprimoramento da pesquisa e do texto avaliados.

Os avaliadores não devem ter conflitos de interesse e declaram isso por escrito no sistema da revista, ao realizar uma avaliação.

Os avaliadores devem sempre chamar a atenção para textos ou trechos já publicados e que não tenham sido propriamente citados.

Todos os artigos avaliados são tratados de forma confidencial.

Não é permitido aos editores usarem informações constantes nos artigos em avaliação sem o consentimento explícito dos autores.

Os editores estão disponíveis para responder qualquer questão ética ligada a uma submissão.

Da Ética na Publicação

Editores fazem esforços consideráveis para evitar e prevenir a publicação de artigos em que tenha ocorrido má conduta na pesquisa.

Qualquer alegação de conduta imprópria de pesquisa são imediatamente averiguadas.

A revista está sempre disposta a publicar correções, esclarecimentos, direito de resposta, retrações e desculpas quando necessário.

Dos Direitos de Autor e Do Acesso Universal

As licenças usadas pelo periódico estão descritas no site.

Todos os artigos em conteúdo completo estão livres de taxas e são disponibilizados em sua totalidade para qualquer leitor sem a necessidade de cadastro ou senha.

Dos demais princípios

As informações sobre a propriedade, os direitos autorias e/ou gestão da revista estão claramente indicados no site da revista.

Esta revista publica um número a cada quatro meses

Este periódico não cobra nenhum tipo de taxa de submissão, avaliação ou publicação.