UM SONHO TEÓRICO-CRÍTICO DE (META)FICÇÃO: OU “COMO COMPREENDER ESSA DOIDEIRA?”
Caio Antônio Nóbrega, Genilda Azerêdo
Resumo
Este artigo propõe uma análise do romance Sonho de uma noite de verão, de Adriana Falcão (2007), uma obra que se revela como uma releitura paródica da famosa peça de William Shakespeare com o mesmo título. Busca-se investigar a natureza intrinsecamente metaficcional desse romance, ressaltando que sua característica paródica já o insere no universo da literatura reflexiva ou metaficcional. Introduz-se a expressão (meta)ficção teórico-crítica para categorizar esse romance, considerando o substancial entrelaçamento do discurso ficcional com discursos provenientes da teoria e crítica literária. Na análise, três desdobramentos metaficcionais são objeto de discussão: a estruturação da narrativa e sua natureza ficcional; o tratamento ao gênero dramático comédia; e o resgate do metateatro shakespeariano, com reverberações que iluminam a prática paródica do romance em estudo. Como resultado, observa-se que, por um lado a (meta)ficção teórico-crítica confere ao romance uma maior complexidade e desafio interpretativo, por outro, ela orienta o leitor ao longo da narrativa, servindo como uma ferramenta para desenvolver sua habilidade interpretativa. O romance proporciona, mais especificamente, uma compreensão substancial dos meandros da criação literária, do legado cômico de Shakespeare e das práticas paródicas contemporâneas.
Palavras-chave
(meta)ficção teórico-crítica; paródia; literatura contemporânea; Adriana Falcão; William Shakespeare.
27 visualizações.
Apontamentos
APOIO:
A Revista Brasileira de Literatura Comparada está indexada nas seguintes bases:
Revista Brasileira de Literatura Comparada, ISSN 0103-6963, ISSN 2596-304X (on line)
Esta revista utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).