O LEITOR ATRAPALHADO E A FORMAÇÃO DOCENTE

Márcio Araújo de Melo, Luiza Helena Oliveira da Silva

Resumo


Nosso artigo visa traduzir algumas das reflexões que temos produzido no âmbito do GESTO (Grupo de Estudos do Sentido – Tocantins) a partir do que construímos juntos nas aulas e nas pesquisas, mais especificamente as que se voltam para os diálogos entre semiótica e estudos do letramento literário e do ensino de literatura. Nesse sentido, ressaltamos que muito do que será apresentado resulta de uma produção mais coletiva, que vai ecoando em artigos, capítulos de livros, teses e dissertações, enquanto se enuncia como uma reflexão em processo. A partir do que caracterizamos como um “leitor atrapalhado”, discorremos a respeito da formação leitora na Licenciatura em Letras para, em seguida, analisarmos uma proposta de sequência de três aulas de literatura apresentada em portal do MEC. Como subsídio teórico, mobilizamos estudos da literatura e da semiótica discursiva.


Palavras-chave


formação de leitor; ensino de literatura; repositório do MEC; acidente.

Texto completo:

PDF HTML
1322 visualizações.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



APOIO:


A Revista Brasileira de Literatura Comparada está indexada nas seguintes bases:


Revista Brasileira de Literatura Comparada, ISSN 0103-6963, ISSN 2596-304X (on line)

Licença Creative Commons
Esta revista utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Wildcard SSL Certificates