ESCREVIVÊNCIA, TESTEMUNHO E DIREITOS HUMANOS EM OLHOS D'ÁGUA DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Cristina Ferreira Pinto-Bailey

Resumo


Orientando-se por estudos críticos sobre a literatura dos direitos humanos, a literatura testemunhal, e a narrativa (auto)biográfica, este ensaio apresenta uma análise de contos do volume Olhos d’água (2014) de Conceição Evaristo, visando interrogar o papel da narrativa de ficção como literatura de resistência e testemunho que empresta voz a indivíduos comumente silenciados em um contexto de opressão racial e econômica. A literatura de Evaristo se articula sobre o que ela conceitua como escrevivência, ou seja, uma escrita originada da experiência do sujeito. Este é maiormente a mulher negra e pobre com a qual a voz narrativa estabelece uma íntima identificação, o que confere à obra uma dimensão autográfica e testemunhal, de denúncia sobre a violação dos direitos humanos da população negra brasileira.

Palavras-chave


Conceição Evaristo, Olhos d’água, direitos humanos, racismo, memória, escrevivência

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